Processo de Delivery no Mobne
Devido ao estado atual de nosso pais, boa parte das lojas estão operando de portas fechadas (total ou parcialmente) e fazendo suas vendas apenas no modelo de “Delivery”.
Ou seja, um cliente pede as mercadorias que deseja do estabelecimento e recebe os produtos em sua casa.
Pensado nesse cenário que se tornou comum, esse documento traz algumas opções de como executar o processo de Delivery no Mobne.
O primeiro passo é identificar como você está trabalhando suas entregas, no momento que as recebe já separa e envia? Possui taxa de entrega fixa ou variável? Todos os pedidos são separados durante o dia e entregues no dia seguinte?
Essas informações te ajudarão a implementar um processo de delivery fácil e consistente.
O processo começa na aplicação pedido de venda, onde você irá informar os dados de seu cliente e os produto que ele deseja adquirir.
A digitação do pedido de venda ocorre de forma rápida, contando com vários atalhos para auxiliar na informação.
O cliente não tem cadastro na loja? Clique no botão “Adicionar” do campo cliente para cadastra-lo rapidamente.
A adição de produtos também ocorre de maneira rápida e simples com os filtros dinâmicos da GRID do pedido de venda. Você pode pesquisar os produtos por seus códigos de acesso ou sua descrição.
Caso precise adicionar taxa de entrega, recomendamos a criação de um produto para representar a taxa.
Você conhece os atalhos de GRID? Você pode utilizar o botão “TAB” para navegar entre os campos da GRID e o botão “INSERT” para adicionar uma nova linha de produto sem precisar clicar no botão “Novo”.
Uma vez digitado o pedido, você pode clicar no menu “Ações” e clicar em “Imprimir”, isso irá gerar um relatório com os dados do pedido de venda, incluindo o endereço do cliente, além de auxiliar tanto na separação do pedido quanto no acompanhamento para entrega.
No próprio pedido de venda é possível adicionar descontos e acréscimos. Os valores finais também são calculados automaticamente.
Chegou a hora de faturar o pedido, temos duas opções: Faturamento pelo PDV ou Faturamento pela emissão de documentos.
Lembrando que para o pedido de venda poder ser faturado, independente da forma de faturamento escolhida, ele deve estar com status GERADO. Saiba mais em: Pedido de Venda.
Pelo PDV, o pedido é faturado como cupom fiscal enquanto pela emissão de documentos o pedido é faturado como uma nota fiscal.
A parte do faturamento do Pedido de venda no PDV é bem simples, você pode ver como fazer aqui: Faturamento de pedido de venda pelo PDV.
Já a emissão da nota fiscal do pedido de venda, você pode ver como funciona acessando: Pedido de Venda e Emissão Documento.
Para organizar os pedidos e suas etapas, como separação e faturamento, você pode utilizar a aplicação “Faturamento de Pedidos”.
Na hora de faturar o pedido no PDV, uma boa opção é utilizar o recurso de endereço de entrega do PDV, permitindo a impressão do endereço logo em seguida do cupom fiscal.
Resumindo: