Parametrização de empresas

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Parametrização de Empresas

 

 

 

 

Introdução:

 

 

A parametrização de empresas conta com diversas opções de como os processos de uma empresa irá operar. É possível definir como o sistema irá calcular o custo dos produtos ou até adicionar um certificado digital para emissão de documento fiscal.

 

É muito importante entender os parâmetros para escolhemos conscientemente, visto que estes irão ditar partes cruciais para o processo de funcionamento da empresa.

 

 

Premissa:

 

 

Possuir a empresa cadastrada na aplicação “Empresas”.

 

 

Passo a passo:

 

 

Na aplicação “Empresas”, após selecionar a empresa que deseja parametrizar, clique na aba “Parametrizações”.

 

 

 

 

Selecione o tipo de cálculo para o custo médio. A fórmula selecionada será utilizada para calcular o custo médio dos produtos.

 

Para saber mais sobre os cálculos para sugestão de custo, acesso o documento “Fórmulas de cálculo de custo”.

 

 

Selecione a tipo da sugestão de preço. A fórmula que for selecionada será utilizada para sugerir os preços na aplicação “Gerenciador de Preços”.

 

Para saber mais sobre os cálculos para sugestão de preço, acesso o documento “Fórmulas de sugestão de preço”.

 

 

Selecione o tipo de tratamento para embalagem. O tipo selecionado será utilizado como parâmetro para calcular o preço dos produtos nas vendas do estabelecimento.

 

Para mais informações sobre como funciona cada tipo de tratamento, clique sobre a imagem da bolinha azul para exibir o detalhamento de cada tipo.

 

 

No campo seguinte informe a forma que deseja realizar o cálculo de impostos nas notas de entrada.

 

Na primeira opção lhe apresentamos a possibilidade de manter as informações vindas do XML de entrada, ou seja, a tributação informado pelo seu fornecedor.

 

Optando pela segunda opção o sistema sempre irá realizar calcular as tributações baseando-se no cenário de tributação de entrada cadastrado no produto.

 

Se o produto não possuir cenário tributário para a entrada da nota, as tributações do XML serão mantidas.

 

 

Feito isso, clique no botão “Adicionar Certificado” para carregar seu certificado digital A1 para o sistema. Este certificado é necessário para a emissão de notas fiscais e captura automática de XMLs.

 

Uma janela do Windows será aberta para seleção de certificado em seu computador. Navegue pelas pastas até encontrar seu certificado e então clique no botão “Abrir”.

 

 

Após o certificado ser validado, uma janela solicitando a senha do certificado será aberta. Digite a senha de seu certificado e clique no botão “Verificar Certificado”. 

 

 

Se a senha estiver correta, o campo “Data validade” será preenchido automaticamente com a validade do certificado importado.

 

Preencha os campos referentes a emissão e captura de documentos, os campos são:

 

 

  • Emite NFe – Marcar a caixa de seleção caso a empresa vá emitir notas fiscais próprias (necessita certificado digital cadastrado).

 

 

  • Serie NFe – A série que a nota será emitida.

 

 

  • Ult. Nro. NFe – O último número de nota emitido pela empresa. Esse número será incrementado a cada nota emitida.

 

 

  • Ambiente SEFAZ – Selecione entre “produção” e “homologação”. Via de regra, o valor “produção” deve ser selecionada, o valor “homologação” só deve ser usado caso a nota vá ser emitida em ambiente de testes.

 

 

 

 

Com a opção “Captura Automática dos XMLs de Recebimento” marcada, será habilitado o botão “Buscar XMLs anteriores”.

 

 

Ao clicar no botão “Buscar XMLs anteriores” será exibida uma janela para informa a data desejada.

 

Selecione uma data para que a recuperação do(s) XML(s) seja executada a partir dela.

 

IMPORTANTE:  SEFAZ estadual disponibiliza informações de no máximo 90 dias anteriores.

 

 

 

Após informar a data, clique no botão “Confirmar”.

 

 

Após preenchido todos os dados, clique no botão  “Salvar” para guardar as informações.

 

 

 

Se a empresa que você está parametrizando possuir perfil tributário “Simples Nacional”, o campo adicional “% de permissão de crédito para simples nacional será carregado”.

 

No calculo da tributação, quando o cenário de ICMS possuir os CSTs 101, 201 e 900 será calculado o crédito sobre o valor informado neste campo.

 

 

IMPORTANTE:  Essa regra só é válida para empresas com perfis tributários SIMPLES NACIONAL.

 

 

Relacionados:

 

 

Fórmula de sugestão de preço

 

Fórmula de cálculo para custo

 

Cadastro de empresas