Devolução de venda pelo PDV
Premissa:
Para realizar a devolução de vendas pelo PDV é necessário ter uma forma de pagamento de espécie “Vale Crédito” e uma de espécie “Vale Débito” cadastradas.
Os caixas devem estar na mesma rede, pois será consultado os documentos em todos checkouts cadastrados.
Possuir permissão para os processos de devolução no PDV.
Passo a passo:
No PDV, acesse o menu função e selecione a opção “Devolução”.
Selecione a opção “Devolução Integral” para a devolução total da venda e Devolução Item para devolver uma parte da venda.
Na Devolução Integral será solicitado o documento e a série da impressora, após inserido os dados será solicitado o CPF/CNPJ (que não é obrigatório podendo somente apertar a tecla Enter) e também será solicitado informar o motivo da devolução (escolher um da lista).
IMPORTANTE: A série da impressora para SAT e NFCe é composto pelo dois primeiros números da empresa + três primeiros números do checkout. Exemplo: 01 (empresa número um) + 005 (checkout número 5), assim a série da impressora será 01005.
Para finalizar a devolução deve ser acessado a tecla função e selecionado “Imprimir Devolução”.
Após finalizar a devolução, um vale-crédito será impresso junto ao comprovante de devolução. Este vale crédito pode ser utilizado como forma de pagamento em qualquer checkout (desde que na mesma rede).
A devolução pode ser encontrada na aplicação “Devolução a cliente” para emissão de sua nota fiscal.
Para realizar a Devolução Item será solicitado o numero do item no cupom, depois o processo será igual do processo de Devolução Integral.
Relacionados:
Cadastro de Forma de Pagamento