Conceitos – Códigos de acesso

  MobneDoc

Conceitos – Códigos de acesso

 

 

O termo código pode ser entendido de várias maneiras dependendo do contexto em que é utilizado. No entanto, em seus diferentes significados a ideia de código transmite a informação sobre algo, no caso do sistema Mobne, de um produto. Um código resume-se a um conjunto de caracteres que representa uma chave de acesso para um item. Os códigos de acesso são utilizados para facilitar a identificação dos produtos cadastrados tanto no sistema Mobne, tanto no PDV Acrux.

 

Os códigos de acesso podem ser do seguinte tipo: EAN, interno, fornecedor, automático e balança.

 

EAN 

 

Conhecido como código de barras, só aceita números em sua composição e possui uma estrutura pré-definida. O EAN é o código mais utilizado para mercadorias por vir impresso na embalagem do produto.

Exemplo prático: Cadastrado o número do código de barras de um produto no sistema, como código de acesso do tipo EAN. O produto então passa pelo caixa, tendo seu código de barras lido pelo leitor óptico. O código capturado pelo leitor irá para o sistema, que por sua vez, retornará o produto no checkout PDV.

 

 

Interno

 

Aceita qualquer tipo de caractere e não possui nenhuma estruturação pré-definida. É um código curto e simples, que tem como propósito facilitar o acesso a um item do sistema. Este código é utilizado geralmente para produtos de alto giro, que são comprados em uma embalagem grande e vendidos unitariamente (balas, chicletes, bombons e etc.), produtos de hortifrúti, como maços de verduras.

Exemplos prático: Um estabelecimento compra um pacote com várias balas porém irá vender a bala por unidade. O estabelecimento cadastra um código interno curto e simples para a bala (embalagem unidade).

 

Fornecedor

 

Aceita qualquer tipo de caractere e não possui nenhuma estruturação pré-definida. Este código é utilizado nas operações de compra, para associar um fornecedor a um produto e embalagem. Alguns fornecedores mandam, na nota de compra, um código para um produto em uma certa embalagem. Se este código já estiver cadastrado no produto(no sistema Mobne), será feita a associação de produto, embalagem e fornecedor automaticamente.

Exemplo prático: Um certo produto tem o código de fornecedor “A14X” cadastrado no sistema Mobne, associando-o com o fornecedor X. Sempre que o fornecedor X enviar uma nota de compra para o estabelecimento, se o código “A14X” constar em qualquer produto desta nota, automaticamente será associado a esta nota o produto cadastrado no sistema com o código de fornecedor “A14X”. Este tipo de código visa facilitar a operação de recebimento de mercadorias.

 

Automático

 

Os caracteres são definidos automaticamente pelo sistema Mobne e possui uma estrutura igual ao do EAN. Ao cadastrar um código automático em um produto, o código em si será gerado pelo sistema de forma automática e não poderá ser editado. Funciona como um “coringa” para produtos que não possuem EAN mas que seguirão o mesmo padrão de código.

Exemplo prático: Um produto de produção do estabelecimento, embalado e vendido por unidade. Este produto não irá possuir EAN, porém ao utilizar um código automático, é possível manter o padrão EAN ao imprimir as etiquetas.

 

Balança

 

Aceita apenas caracteres numéricos e não possui nenhuma estruturação pré-definida. Este código é cadastrado para ser reconhecido por uma balança utilizada no estabelecimento. Utilizado geralmente para produtos pesáveis em balança e embalagem de venda por kilo, como frutas, cortes bovinos, pães e etc.

Exemplo prático: O estabelecimento vende pão por KG, assim o pão é pesado para definir o seu preço. É cadastrado um código de balança para pão, onde o sistema envia este código com o preço do KG para a balança do estabelecimento. Ao digitar o código na balança, o produto e seu preço(baseado no peso) serão carregados.

 

 

Relacionados: