Cadastro de tributações

  MobneDoc, Produtos

Cadastro de tributações

 

 

 

 

Introdução:

 

 

As tributações são taxas cobradas pelo governo por produtos ou serviços. Seu pagamento é OBRIGATÓRIO, e caso não seja executado ou feito incorretamente, pode causar problema com a Receita Federal.

 

As tributações são um assunto muito complexo devido suas diversas regras e exceções. Em caso de qualquer dúvida quanto ao preenchimento das tributações, acione o contador do estabelecimento. 

 

 

Premissa:

 

 

Uma tributação deve ser sempre associada a um produto.

 

A tributação varia por perfil tributário e estado.

 

 

Passo a passo:

 

 

Na aplicação de “Cadastro de Produtos“, após executar um filtro e selecionar o produto desejado,  clique sobre a aba “Tributações”. Nesta aba, localize o botão “Novo” para adicionar uma nova linha na GRID de tributações.

 

 

 

Preencha os dados da linha, os dados são:

 

 

  • Natureza da operação:  Este campo deve ser preenchido com o propósito que a tributação será utilizada(compra, venda e devolução).

 

 

  • Estado de Origem: Preencha com o UF de origem da mercadoria. As tributações podem variar de estado para estado por isso estar informação é de extrema importância.

 

 

  • Estado de Destino: Preencha com o UF de destino da mercadoria.

 

 

  • Perfil Origem: Preencher com o perfil tributário da empresa. Caso não saiba essa informação, solicite ajuda de seu contador.

 

 

  • Perfil Destino: Preencha com o perfil tributário da pessoa que receberá esta mercadoria. Novamente, caso aja qualquer dúvida quanto essas informações, consulte o contador.

 

 

 

Após preencher a linha referente ao tipo de tributação, é necessário preencher seu valor. Para isso, clique sobre a linha que você acabou de adicionar, isto irá habilitar uma nova seção na parte inferior do site.

 

 

Preencha os dados conforme a orientação de seu contador.

 

Nesta seção, os dados preenchidos irão variar de produto para produto. Alguns utilizarão apenas alíquota, outros utilização o ST. Via de regra o CFOP e o CST sempre devem ser informados, mesmo que para informar que o item é isento de tributações.

Note que os dados exibidos neste exemplo não condizem com nenhuma tributação válida, são apenas demonstrativos.

Repita este processo para todas as janelas de impostos (ICMS, PIS, COFINS e IPI).

 

 

Após finalizar o preenchimento de todas as abas de impostos, clique no botão “Salvar” para guardar as informações.

 

 

 

Relacionados:

 

 

Cadastro geral de produtos

 

Copiar/replicar tributações

 

Cadastro de empresas