Análise de Documentos Fiscais
Introdução:
A análise de documentos fiscais provê um relatório customizável pelo usuário, de todas as notas/cupons de entrada ou saída emitidas.
Para customizar a análise, utilize os filtros e agrupamentos contidos na aplicação.
Premissa:
Para que a análise retorne alguma informação, é necessário ter documentos emitidos ou recebidos.
Passo a passo:
Acesse a aplicação “Análise de Documentos Fiscais” no menu “Análises”.
Customize o relatório adicionando filtros conforme o resultado que deseja. Os filtros buscam informações previamente cadastradas no sistema e seus campos variam de acordo com a aplicação.
Após preencher os filtros, informe os agrupamentos que deseja utilizar. Os agrupamentos juntam as informações do relatório baseado no campo escolhido. É possível escolher quatro agrupamentos diferentes, porém isso não é obrigatório.
Com filtro e agrupamento devidamente preenchidos, clique no botão “Filtrar” para carregar o relatório.
Caso o volume de dados seja muito grande, a aplicação pode demorar alguns minutos para processar.
O relatório da análise será exibido na tela em formato de GRID. Utilize as setas para mostrar/esconder agrupamentos, manipulando assim a visualização do relatório.
Ainda na visualização do relatório, existe a possibilidade de ordenar as colunas de resultado, modificando a forma em que o relatório é exibido.
Clique com o botão direito do mouse sobre o título da coluna e selecione qual agrupamento deseja que fique ordenado pela coluna de resultado clicada.
Para baixar uma planilha exatamente como o relatório está sendo exibido, clique no botão “Exportar Excel”.
Veja mais informações sobre esse recurso no documento “Exportação para planilha Excel”.
Nota: Neste exemplo foi executado uma análise de documentos fiscais, utilizando um filtro por período apenas e agrupando por “entrada/saída” , “Produto”, “CFOP” e “Pessoa”.
Relacionado: