Títulos financeiros

Títulos financeiros

 

 

 

 

Introdução

 

 

Os títulos financeiros são a representação virtuais de documentos a pagar ou a receber.

 

Estes podem ser boletos, contas, encargos, promissórias e vários outros tipos de documentos.

 

Assim que um título é pago ou recebido fisicamente, deve-se executar a quitação deste título no sistema, garantindo assim um controle sobre as entradas e saídas monetárias dentro do sistema.

 

Algumas aplicações geram um título financeiro de maneira automática, como é o caso do recebimento de mercadorias (a pagar) quando utilizada uma operação que gere financeiro, ou a venda do PDV por TEF (a receber).

 

 

Passo a passo

 

 

Acesse o menu “Financeiro” na aplicação “Títulos a pagar” ou “Títulos a receber”.

 

Neste exemplo será utilizada a aplicação “Títulos a pagar”.

 

 

Clique no botão “Novo” para cadastrar um novo título a pagar ou execute um filtro para mostrar um título já existente na GRID.

 

Por padrão, as aplicações de títulos vem com a tela de filtro aberta e sem nenhum título na GRID.

 

 

Preencha os dados do título, os dados são:

 

 

  • Empresa – Selecionar o estabelecimento que pagará/receberá o título

 

  • Número do título – Número de identificação do título (quando o título é gerado automaticamente pelo recebimento, o número será o mesmo do documento de recebimento.)

 

  • Série – Série de identificação do título (quando o título é gerado automaticamente pelo recebimento, a série será a mesma do documento de recebimento.)

 

  • Pessoa – A pessoa que receberá o pagamento (no caso dos títulos a pagar) ou efetuará um pagamento para o estabelecimento (no caso dos títulos a receber).

 

  • Conta gerencial – Selecionar uma conta gerencial para identificar o pagamento/recebimento (quando o título é gerado automaticamente, a operação utilizada é quem diz qual a conta gerencial que será gerada).

 

  • Forma de Pagamento – A forma em que será realizado o pagamento deste título. (Importante: Para a emissão de boleto, a forma de pagamento deve ser da espécie Boleto e o título a receber)

 

  • Data de emissão – A data em que o título foi emitido, por padrão pega a data atual porém pode ser alterado.

 

 

 

Complete as informações informando o valor do título e sua quantidade de parcelas (caso seja a vista, manter o número de parcelas como 1).

 

Assim que essas duas informações são preenchidas, uma GRID com as parcelas aparecerá logo abaixo.

 

 

Por padrão o sistema irá dividir o valor pelo número total de parcelas, criando parcelas com os valores iguais.

 

Os vencimentos de cada parcela também são calculados baseado na data de vencimento +30 dias para cada parcela.

 

Se achar necessário, altere a data de vencimento e o valor das parcelas.

 

Clique no botão “Salvar” para guardar as informações.

 

 

Logo após um título ser salvo, ele já pode ser quitado ao clicar no botão “Quitar” que irá aparecer na parte superior da aplicação.

 

Este botão levará automaticamente para a aplicação de “Quitação de títulos” com as parcelas do título origem na tela.

 

 

O botão “Ações” no menu superior do título ainda conta com opções adicionais para os títulos, como a possibilidade de emitir um recibo de pagamento ou boleto.

 

Nota: Neste exemplo foi cadastrado um título a pagar emitido pela pessoa “Empresa Modelo” para o estabelecimento “DocMobne” com valor total de 279,85 dividido em 05 parcelas e com vencimento da primeira parcela para 19/04/2018.

 

 

Relacionados:

 

 

Contas gerenciais

 

Quitação de títulos

 

Emissão de boleto de títulos